Calibração

Este é um elemento é fundamental no processo de medição, pois a partir desta referencia é  que conseguimos estabelecer as dimensões efetivas dos componentes da Ponta de medição. Assim armazenamos no software de processamento de dados da CMM. A calibração da ponta em vários ângulos usando como referencia esfera de calibração, corrige eventuais erros de forma e posicionamento do centro da esferacom relação a ponta. Diminuindo erros  que podem ocasionar resultados incorretos de medição.

Fabricação

Por projetar meios de calibração, a PROBE fornece além os modelos comuns de mercado, executa a fabricação de formatos e comprimentos especiais adequados a aplicação do cliente. Assim, caso não encontre na tabela ou catalogo as especificações necessárias para aplicação em seu equipamento, entre em contato conosco. Teremos a satisfação em desenvolver o produto adequado a suas necessidades. Consulte-nos.

Consulte os procedimentos adequados a sua máquina de Medição para obter os resultados precisos na calibração de pontas

Esfera de Calibração

Tipos de Esfera de Calibração

Retas

As esferas de calibração retas ou como são conhecidas no mercado como pino, são as esferas tradicionais, dispondo de apenas um eixo de medição.

Articuladas

Igual a imagem de exemplo ao lado direito. Esse tipo de esfera de calibração possui uma articulação em seu corpo, assim dará uma liberdade ao metrologista no processo de calibração posicionando  de acordo com a sua necessidade.

Inclinadas

A esfera de calibração inclinada é semelhante ao modelo “Reto”, sem articulações, e o que diferencia é exatamente o seu angulo fixo de posicionamento. sendo fabricada de acordo com a necessidade em ângulos pré-estabelecidos , 30°, 45° e 60°.

Materiais da Esfera de Calibração

Aço Inox


Construídas em liga ANSI 304, recebem acabamento de possibilitam obter uma precisão de esfericidade que resulta em um erro máximo de +/- 1,0 microm.
O Aço Inox também é utilizado para a fabricação do “corpo” da esfera de calibração.

Cerâmica

Construídas em liga Alumina, recebem acabamento de possibilitam obter uma precisão de esfericidade que resulta em um erro máximo de +/- 0,1 microm